quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PROJEÇÃO DE MERCATOR



A projeção de Mercator é do tipo conforme, isto é, conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. Ela divide o planeta em 24 meridianos e 12 paralelos (os mesmos elaborados para estabelecer os fusos horários), igualmente espaçados e distribuídos sobre a camada terrestre.
Assim como toda e qualquer projeção que objetive representar em um plano a esfera terrestre, a carta de Mercator apresenta algumas distorções. Como já dissemos, essas distorções ocorrem no tamanho das áreas dos continentes, de forma que elas se tornam mais evidentes à medida que nos aproximamos dos polos. Observe a projeção abaixo:

Questões:
1) Esta projeção altera a dimensão das áreas dos continentes países, na medida que estão próximos ou localizados nos polos terrestres (Norte e Sul) da Terra. A partir desta constatação, é correto afirmar que:
(I) ao calcularmos as distâncias entre lugares (cidades e regiões), se estes estiverem localizados próximos  ou nos polos, os valores encontrados conterão erros;
(II) permite a confecção dos mapas de foma que cada continente mantenha fielmente a sua forma;
(III) esta projeção é mais simpática aos povos localizados na faixa intertropical, porque ajuda a elevar a auto estima dos mesmos, no que diz respeito ao tamanho em que aparecem nesta projeção;
(IV) esta projeção não tem muito uso no  Planeta, em virtude de ter sido, adotada pela Europa, no período colonial;
(IV) esta projeção reforça a pretensa superioridade econômica e cultural europeia sobre todo o Planeta, menos nos EUA que por ser a primeira potência econômica do Planeta, seguramente não se referencia nos paradigmas europeus.
Estão corretas as alternativas:
(a) I, III, V:  (b) I,II, III, IV e V; (c) I,II;  (d) II,III e IV; (e) IV e V

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial