quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

História das Cidades

O fenômeno denominado urbanização para ser melhor compreendido requer que façamos um estudo sobre a origem das cidades, funcões, hierarquia, a divisão internacional do trabalho, etc. As cidades ao longo da história sempre foram importantes. No entanto, no modo de produção capitalista, no qual surgiu a sociedade industrial, as cidades passaram a ter maior importância. Saiba mais, clicando AQUI. Leia outro excelente texto, clicando AQUI. A leitura destes dois textos permitirá ao aluno compreender um pouco mais sobre a importância das cidades ao longo da história.

1) Depois de ter estudado sobre o processo de urbanização e, sabendo que os governantes estão preocupados em adotar políticas públicas que ajudem as cidades a enfrentar os desafios nos setores de saúde, educação, meio ambiente, responda:
a) De que forma o Plano Diretor pode auxiliar nesta tarefa?
b) Dourados tem um Plano Diretor? Fale um pouco sobre o mesmo.

Marcadores:

3 Comentários:

Às 21 de março de 2011 18:57 , Anonymous Anônimo disse...

1-
A)O plano diretor é uma especie de ferramenta que regula a cidade sendo elas questões ambientais(saneamento básico),a forma adequada de construção de edifícios em local devido onde não provoque danos no meio ambiente e por uma questão de segurança para os moradores de determinados bairros,ajuda tambem em questões relacionadas a saúde e a educação de forma com que cidadões tenham direitos e deveres,sabendo o que pode ser feito, a maneira adequada que deve ser tratado e a maneira de tratar, as pessoas sendo elas orgãos competentes e etc..

B)O Plano Diretor de Dourados é o instrumento básico da política do desenvolvimento e expansão urbana. 1º- O Plano Diretor abrange todo o território do Município e é parte integrante do planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas. 2º - A política de desenvolvimento, a política urbana e as políticas setoriais do município deverão orientar-se pelos objetivos, propostas e diretrizes constantes
desta Lei Complementar. Art. 3º.

Aluno: Renan Morel 2°ano E

 
Às 29 de março de 2011 07:24 , Anonymous Anônimo disse...

Tainan Oliveira Rocha 2°ano D

1 a)Com o plano diretor pode se transformar num importante instrumento para o desenvolvimento econômico do município e, assim, melhorar as condições dos pequenos empreendedores.

b) Eu acho que sim, o governo investe em melhorias para cidade, ex: asfalto, iluminação. saúde, saneamento básico etc...

 
Às 4 de setembro de 2011 13:19 , Anonymous Anônimo disse...

(MACIR)2°e n22
a)o plano diretor, é uma especie de planejamento para cidades as quais devem, respeitar e siguir a risca para, que a cidade mantenha-se em ordem.projetos previstos em lei, em cima do regulamento social economico.

b) o plano diretor em dourados, existe mais não é muito acatado, pois demais cidadões ainda desconhecem, os projetos, algums locais de lazer são irregulares, mas nada que não possa ser tapado dos olhos da sociedade.1º- O Plano Diretor abrange todo o território do Município e é parte integrante do planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas. 2º - A política de desenvolvimento, a política urbana e as políticas setoriais do município deverão orientar-se pelos objetivos, propostas e diretrizes constantes
desta Lei Complementar. Art. 3º.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial